Description
About me
“Geometria das Cores” de Ermínio Souza é uma homenagem aos precursores da arte abstrata e do construtivismo de Wassily Kandinsky (1866 – 1944), Kazimir Malevich (1878 – 1935) e Piet Mondrian (1872 – 1944), fundadores e líderes do De Stijl, movimento artístico que surgiu na Rússia no inicio do século XX.
O princípio do uso da forma geométrica, repetição, busca de invenção, abolição do volume e economia das formas, associados a uma construção, inserem as pinturas de Ermínio nos códigos modernos e numa vertente construtivista no qual os aspectos formais, geometrias e cores, possuem sua autonomia de expressividade.
Ermínio usou diversas cores buscando o equilíbrio das imagens, efeitos de luminosidade e de sombra, como também a criação de tons, atuando, sobretudo, com seus próprios valores, os quais transmitem sensações e sentimentos. Na estrutura de algumas das composições, linhas foram criadas demarcando espaços, nos quais disputam fortes contrastes de cores. As linhas que se prevalecem nas sobreposições têm uma autonomia, sugerindo movimento e velocidade, reavivando as composições.
Dessa forma, a exposição de Ermínio Souza é orientada por uma poética relacionada ao “Equilíbrio”, tendo em vista que esse significa o autodomínio do artista. E coloca em evidência o seu desejo de traduzir harmonia por meio de equivalência de relações entre formas, linhas e cores, nas quais buscam um equilíbrio estrutural fazendo uma alusão com os pioneiros Kandinsky, Malevich e Mondrian.
Querles Calábria
Crítica de Arte
Work / Education
Ermínio Francisco de Souza, nascido no Rio de Janeiro, em 1942, casado, aposentado, atualmente artista plástico autodidata.
Com cerca de 30 anos passei a freqüentar leilões de obra de arte, no eixo RJ/SP, onde comecei a fazer uma pequena coleção de pintores nacionais, tais como: Di Cavalcanti, Panceti, Djanira, Guignard, Ado Malagoli, Da Costa, Carlos Bracher entre outros.
Com cerca de 45 anos, comecei a pintar sem o menor compromisso, somente por fazer, mais após pintar abstratos geométricos, tomei gosto pela pintura, e fiz dela meu passatempo principal, após minha aposentadoria precoce, então com 51 anos pratico a arte da pintura ate 14 horas por dia.